geral@procifisc.pt

+351 938723286

Seg-Sex 09:00 - 18:00

PROJECTO DE REQUALIFICAÇÃO – BAIRRO DO SAAL EM CORTEGAÇA

0000-00-00   Publicado por:

UM DESAFIO IRRECUSÁVEL NUM PROJETO MARCANTE DA HISTÓRIA DE PORTUGAL

O Bairro do SAAL ( Serviço de Apoio Ambulatório Local) em Cortegaça (Ovar) é um projeto social e habitacional que surgiu após o 25 de Abril de 1974, através de um processo estimulado pelas condições político-sociais do período revolucionário, através do qual os moradores se organizaram com programas de reabilitação das zonas de habitação degradada, com participação e colaboração de arquitetos e urbanistas.

Trataram-se de movimentos de moradores que se assumiram com o objetivo de travar a apropriação do solo urbano por parte de grupos de especulação imobiliária.
 
Ao fim de quatro décadas de degradação e abandono a que ficou sujeito o Bairro do SAAL em Cortegaça (Ovar), neste bairro inacabado e em alguns casos em ruinas, com condições habitacionais desumanas, despertou uma nova geração de moradores, que nasceram, cresceram e ali continuam a viver, assumindo de viva voz, a defesa do seu bairro requalificado.
 
A Procifisc é a empresa responsável pelo projeto de requalificação deste emblemático bairro, desafio irrecusável num projeto marcante da história de Portugal.

 
Mais info em:
http://etcetaljornal.pt/j/2018/05/bairro-do-saal-em-cortegaca-despertou-uma-nova-geracao-de-moradores-na-defesa-da-sua-requalificacao/
 
https://www.abrilabril.pt/processo-saal


Autor:

Tags:

« Voltar